JUSTIFICATIVA:

 

Em 13 de junho de 1923 na cidade de Polônia, nascia TADEUSZ JOZEFCZYK, filho de Stanislaw Jozefczyk e Ana Poinard.

 

Teve uma infância como a de qualquer criança, porém quando tinha 15 anos iniciou-se a 2ª guerra, com a invasão da Polônia de um lado e a Alemanha de outro a URSS, foi prisioneiro soviético quando na ascensão da Alemanha, foi convidado a participar das tropas aliadas. Serviu durante o resto da guerra como soldado.

 

Com o fim da guerra foi lhe dado a oportunidade de sair da Europa, dando-lhe a escolha entre voltar para a Polônia, ir para os EEUU, Argentina ou Brasil. Optou em vir para o Brasil, aqui chegando em 1947, no Rio de Janeiro, onde permaneceu pouco tempo, vindo para São Paulo no mesmo ano.

 

Em São Paulo, instalou-se no bairro do Bom Retiro e foi trabalhar em uma retífica de motores. Na época o bairro do bom retiro abrigava, além dos judeus, diversas outras nacionalidades, entre elas a polonesa.

 

Como gostou do Brasil e havia sido bem recebido por este país resolveu também adotá-lo como sua Pátria, nacionalizando-se brasileiro.

 

Em 1948 conheceu uma conterrânea, Elzbieta Kohutek, com quem no mesmo ano se casou e dessa união nasceram dois filhos.

 

Como tinha certo tino comercial, passou a atuar como vendedor, em alguns meses adquiriu uma máquina de costura e com o tempo e montou uma oficina de costura.

 

No início do ano de 1950, seu espírito aventureiro o levou para o Paraná, onde foi atuar como corretor de imóveis na colonização na região norte do estado e posteriormente na construção da cidade de Maringá. Em uma cidadezinha por nome de Guadiana, montou uma loja de roupas permanecendo nesta região até o ano de 1954. Voltou para São Paulo e retomou ao comércio montando um açougue.

 

No ano de 1960 em sociedade com um amigo dos tempos de guerra, adquiriu uma fazenda no Bairro Genebra, região de Sorocaba, para onde veio e fixou residência.      

          

Montou uma granja, contudo em 1964 com uma falta generalizada de ração acabou quase falido, como tinha um caminhão começou a transportar cimento para São Paulo.

 

Montou um restaurante em 1975 e na década de 80 começou a trabalhar com mel, dando-se muito bem com esta atividade.

 

Em 1998 foi vítima de um derrame que afetou sua visão, debilitando-o e prejudicando suas atividades.

 

No Bairro Genebra onde viveu até seus últimos dias, as condições eram muito precárias e como nosso homenageado tinha um poder aquisitivo um pouco melhor que os demais, a ajuda dele era muito requisitada. Perdeu-se as contas de quantas vezes seu Tadeusz teve de levar vizinhos e amigos a hospitais da cidade, a qualquer hora do dia ou da noite.

 

Percebendo as dificuldades por que passavam as pessoas dos arredores, Sr. Tadeusz decidiu adotar a mesma metodologia que sempre usou na educação dos seus filhos e com a filosofia de que somente quem estuda é alguma coisa na vida, teve a brilhante idéia de iniciar uma nova empreitada. Sua nova missão era a de construir uma escola no Bairro Genebra, para dessa forma, dar chance para aquelas pessoas de melhorar de vida através da educação.

 

Inicialmente tentou ajuda junto aos órgãos municipais, não obtendo êxito, então já na década de 90 doou um pedaço de suas terras para a prefeitura para que lá fosse instalado um grupo escolar, como a prefeitura não dispunha de verba para a obra conseguiu junto ao empresário sorocabano, Sr. Laércio Pereira, que a construí-se.

 

Acreditando ser uma de suas maiores empreitadas, sentiu-se plenamente realizado quando no ano de 1998 a escola do Genebra foi inaugurada.

 

Falava a respeito da escola com grande entusiasmo, deixando bem clara sua imensa satisfação pelo crescente número de crianças que ano após ano lá se matriculavam.

 

Faleceu no dia 02 de fevereiro de 2007, deixando saudades e um valoroso exemplo de vida.

 

S/S.,  24 de outubro de 2011.

 

José Geraldo Reis Viana

Vereador.